Quadribol Através dos Séculos
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Quadribol Através dos Séculos
QUADRIBOL ATRAVÉS DOS SÉCULOS
Título Original: Quidditch trought the Ages
Autor: Kennilworthy Whisp (pseudônimo de JK Rowling)
Número de páginas: 62
Publicação em: 2001
Quadribol Através dos Séculos é um livro escrito por J. K. Rowling sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp, que, assim como Animais Fantásticos e Onde Habitam, teve seus direitos cedidos à instituição Comic Relief que atua com crianças carentes utilizando o riso. Na história de Harry Potter, é um dos livros mais lidos na biblioteca, e para dar essa impressão foi posto na primeira página nomes dos estudantes que pegaram o livro e que dia eles vão devolver.
Conta tudo que se pode querer saber de Quadribol, da criação desse esporte, de um jeito inesperado ás primeiras regras.
Quadribol, o jogo sagrado dos bruxos!
Título Original: Quidditch trought the Ages
Autor: Kennilworthy Whisp (pseudônimo de JK Rowling)
Número de páginas: 62
Publicação em: 2001
Quadribol Através dos Séculos é um livro escrito por J. K. Rowling sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp, que, assim como Animais Fantásticos e Onde Habitam, teve seus direitos cedidos à instituição Comic Relief que atua com crianças carentes utilizando o riso. Na história de Harry Potter, é um dos livros mais lidos na biblioteca, e para dar essa impressão foi posto na primeira página nomes dos estudantes que pegaram o livro e que dia eles vão devolver.
Conta tudo que se pode querer saber de Quadribol, da criação desse esporte, de um jeito inesperado ás primeiras regras.
Quadribol, o jogo sagrado dos bruxos!
O quadribol é o esporte mais admirado dos bruxos, não importando onde estão, eles sempre arrumam um tempo (e espaço) para praticar seu esporte favorito.
Misto de futebol, com futebol americano e rugby (um esporte inglês semelhante ao futebol americano) o Quadribol tem sua origem remota, quando ainda os bruxos estavam querendo descobrir uma maneira de voar sem auxílio de artefatos ou sem se transfomar num bicho voador como patos ou morcegos - afinal uma vez que se transformam num bicho assim seu cérebro também se transforma e convenhamos, um pato não é uma das criaturas mais inteligentes do planeta...
Segundo os livros e relatos de bruxos, o Quadribol surgiu no século XI, nos brejos de Queerditch, quando a bruxa Trude Keddle anotava em seu diário as estripulias de alguns bruxos que jogavam uma partida esquisita nos brejos onde ela morava.
O jogo foi sendo refinado com o passar do tempo, trazendo novas regras, precauções contra trouxas e mudanças no campo e nas goles ( as bolas usadas na partida ).
Como conhecemos hoje o Quadribol é jogado num campo ovóide de 152 metros de comprimento e 55 metros de largura com um círculo central onde o juiz libera as goles ( as bolas do jogo) e nas extremidades ficam os gols.
Com 7 jogadores de cada lado o jogo se inicia comos tmes em bosca de gols, usando as "goles" para marcar pontos, enquanto isso os "balaços" (outro tipo de bola em jogo) fica sendo atirado nos jogadores adversários para evitar que eles marquem gols e que consigam defender sua área.
Uma terceira bola, o "Pomo de Ouro" é a bola mais importante do jogo, sendo veloz e pequenina, é muito dificil de se pegar, mas uma vez capturada o jogo termina.
Nos times, além do goleiro, existem os batedores, os artilheiros e o apanhador que lutam por tempo indeterminado (ou quando o Pomo é capturado) pela vitória de seu time.
Alguns jogos duraram dias até pois era difícil conseguir pegar aquela bolinha rápida e sorrateira.
E uma surpresa, no Brasil existe um time de Quadribol, que já chegaram até as quartas de final num dos campeonatos mundiais!
O Quadribol (Quidditch) é um esporte exclusivo dos bruxos. Todos os participantes usam vassouras para se locomover dentro do estádio que é dividido em duas partes, cada uma contendo três aros com cerca de quinze metros de altura onde são feitos os gols.
Esse esporte também utiliza 3 tipos diferentes de bolas, cada uma com sua função:
1 Goles - Esta é a bola usada pelos artilheiros para fazer os gols. É vermelha e tem o tamanho aproximado de uma bola de futebol.
Cada vez que ela atravessa o aro, o time responsável pelo gol ganha 10 pontos.
Cada vez que ela atravessa o aro, o time responsável pelo gol ganha 10 pontos.
2 Balaços - Bolas pretas usadas pelos batedores de ambos os times para ficarem rebatendo entre si, usando um taco semelhante ao de beisebol para atingir o artilheiro do adversário afim de impedir que o mesmo faça um gol ou atingir o goleiro, prejudicando a defesa do outro time.
1 Pomo de Ouro - Uma bola pequena que cabe na palma da mão, feita de ouro polido e com asas de prata. Ela voa por vontade própria, é muito rápida e quase imperceptível. Se o apanhador conseguir agarrá-la, o jogo termina e seu time ganha 150 pontos (que praticamente define o vencedor).
Posições dos jogadores
1 goleiro
Reponsável pela defesa dos aros.
3 artilheiros
Atuam em conjunto, usando a goles para marcar gols nos aros do time adversário.
2 batedores
Usam tacos para rebater os balaços que voam pelo campo. Dessa forma, defendendo seus jogadores e tentando acertar os do outro time.
1 apanhador
A função mais importante do Quadribol. Ele deve apanhar o Pomo de Ouro. Se o fizer, o jogo termina e seu time recebe 150 pontos.
Regras do Jogo
1. Um jogador não pode sair dos limites do campo ou seu time deverá entregar a goles para o adversário como punição. Não existe limitação com relação a altitude voada.
2. O capitão de cada time tem o direito de pedir "tempo" fazendo um sinal para o juiz, por motivos estratégicos ou às vezes por descanço (o tempo solicitado pode ser extendido a até 2 horas caso a partida já tenha durado mais de 12 horas.). Este é o único momento em que os jogadores podem encostar seus pés no solo. Se depois do tempo solicitado, o time não tiver retornado ao campo, será desclassificado.
3. Quando aplicada uma penalidade, o artilheiro que vai cobrar deve voar do círculo central até a pequena área. Ninguém, a não ser o goleiro do time adversário poderá se aproximar durante a cobrança.
4. A goles pode ser tomada da mão de outro jogador mas nunca um jogador pode tocar o corpo do outro.
5. Em caso de contusão, a partida prossegue sem substituição.
6. É permitido levar varinhas para o jogo, mas é terminantemente proibido usá-las contra jogadores ou vassoras do time adversário, contra o juiz, os espectadores ou contra as bolas.
7. A partida termina quando o pomo de ouro for capturado ou por consentimento mútuo dos capitães dos dois times.
Faltas
Mutretar: Segurar a cauda da vassoura do adversário para atrapalhá-lo - aplicável a todos os jogadores.
Trombar: Colidir intencionamente contra um adversário - aplicável a todos os jogadores.
Guidonar: Engatar os cabos das vassouras visando desviar o adversário do seu curso - aplicável a todos os jogadores.
Catimbar: Rebater o balaço para as arquibancadas - aplicável aos batedores.
Acotovelar: Cotovelar o adversário - aplicável a todos os jogadores.
Bloquear: Enfiar qualquer parte do corpo dentro do aro afim de impedir o gol - aplicável ao goleiro.
Conduzir: Manter a mão na goles enquanto a mesma atravessa o aro, ao invés de atirá-la - aplicável a artilheiros.
Furar a goles: Danificar a goles com furos - aplicável a artilheiros.
Roubar o pomo: Qualquer jogador exceto o apanhador que toque ou capture o Pomo de Ouro.
Fazer escada: Quando dois ou mais artilheiros penetram na mesma área.
Os Times de Quadribol da Grã-Bretanha e Irlanda
Canhões de Chudley
Orgulho de Portree
Catapultas de Caerphilly
Pegas de Montrose
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Tornados de Tutshill
Flechas de Appeby
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Gustavo- Diretor
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